Confira 6 maneiras de economizar água no condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de ⅔ de toda superfície do planeta ser formada por água, ainda enfrentamos sérios problemas com a escassez graças ao uso inconsciente. Por isso, saber como economizar água no condomínio é essencial para obter hábitos mais sustentáveis, além de colaborar com a redução de custos.

Para um síndico, essa responsabilidade se torna maior a cada dia, já que grande parte da população que vive em condomínios é responsável por elevados níveis de desperdício. Por outro lado, adotar algumas medidas, como aproveitar a água da chuva, é o primeiro passo para incentivar o consumo correto.

Então não deixe essa iniciativa secar. Descubra como economizar água no condomínio com a ajuda das nossas dicas!

1. Use aeradores ou redutores de vazão nas torneiras

Você sabia que uma torneira convencional pode desperdiçar até 20 litros de água por minuto? Agora imagine a quantidade que um prédio pode consumir de forma desenfreada!

No entanto, com a implantação de aeradores ou redutores de vazão, é possível evitar o desperdício contínuo, além de auxiliar na redução de custos em geral.

2. Individualize os hidrômetros

Em alguns condomínios, ainda é muito comum vermos hidrômetros coletivos, permitindo que os moradores dividam os custos no final do mês. Além de ser uma estratégia injusta, esse investimento pode incentivar o uso inconsciente da água.

Dessa forma, instale hidrômetros individuais para que todos se tornem mais responsáveis com o consumo, já que pagarão pelo que realmente utilizarem.

3. Verifique os vazamentos

Os vazamentos só podem ser detectados em condomínios que mantêm as inspeções periódicas. Essa fiscalização garante analisar o funcionamento das válvulas e providenciar o reparo, caso seja necessário. No geral, o síndico pode acompanhar toda a vistoria e também propor limpezas na caixa d’água.

4. Aproveite a água da chuva

Todos nós somos presenteados com um recurso muito importante que pode ajudar a economizar água no condomínio — e ele simplesmente cai do céu! Aproveitar a água da chuva é importante para poupar e propor melhores condições de vida aos moradores.

Mas além dos condôminos, o síndico também é responsável por essa missão, podendo construir reservatórios para armazenar o líquido e, assim, aproveitá-lo para lavar jardins e áreas comuns. Além disso, é possível utilizar esse depósito para escoar a água e bombeá-la para fora do subsolo.

Em ambos os casos, contratar uma empresa especialista no assunto é a maneira ideal de fazer o melhor investimento.

5. Reaproveite a água do banho

Se a intenção é economizar, vale a pena qualquer tentativa. A água do banho, por exemplo, pode ser reaproveitada de várias maneiras, como em limpezas e na substituição da descarga do banheiro.

6. Incentive os moradores a economizarem água

Seja no banho, lavando as louças ou simplesmente escovando os dentes, o uso consciente da água requer sacrifícios por parte de todos os moradores. Para realçar essa importância, discuta esse assunto em todas as reuniões, criando campanhas e fiscalizando quem desperdiça. Se queremos um mundo melhor, é melhor começar a mudança agora!

Gostou de conhecer essas 6 maneiras de economizar água no condomínio? Então aproveite a visita para curtir nossa página do Facebook e acompanhar nossas atualizações!