5 maneiras de aproveitar a água da chuva

Tempo de leitura: 3 minutos

Aproveitar a água da chuva é uma atitude que só traz vantagens. Isso porque, além contribuir com a manutenção da vida na Terra, ainda faz bem ao bolso.

É fato que a escassez de água atinge pessoas em várias nações. Sendo assim, a consciência ecológica já é uma necessidade.

Lembre-se de que a manutenção da vida no planeta depende também da conservação dos mananciais de água potável.

Quer vivenciar cada vez mais atitudes ecologicamente corretas e potencializar sua contribuição para a sustentabilidade da Terra?

Então confira as 5 maneiras de aproveitar a água da chuva que separamos para você!

1. Regue as plantas sem desperdício

A água da chuva não é potável, mas pode ser usada para irrigar jardins, pomares, gramados e hortas. Dessa forma, além de utilizá-la em casa, você preservará o verde do planeta.

2. Economize na construção civil

Vale a pena optar pelo aproveitamento de água da chuva na construção civil. Quem lida com essa área sabe o quanto a utilização de água da concessionária eleva o custo da obra.

A norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 15527, de 2007, regulamenta o uso de água pluvial na construção civil.

Essa norma diz que é necessária uma filtragem, a fim de retirar elementos sólidos orgânicos que possam contaminar a água.

3. Melhore as finanças do condomínio

A taxa de condomínio pode impactar o orçamento dos moradores de prédios. Por isso, nada mais moderno e inteligente do que o reúso de água pluvial.

Afinal, são muitos os espaços que podem ser higienizados com esse recurso, gerando economia e despertando a consciência ambiental de todos.

4. Higienize o quintal sem gastar muito

A utilização de água da chuva para a limpeza de calçadas, quintais e outros espaços externos é uma boa maneira de economizar água potável e dinheiro.

Com essa prática, a higienização pode ser mais efetiva, deixando o lugar limpo e convidativo.

Outra ótima opção de uso de água pluvial em áreas externas é para a limpeza de veículos, como carros, motos e bicicletas.

5. Não jogue água potável pelo ralo

O banheiro é o grande vilão do desperdício de água, pois, a cada descarga, litros e litros desse líquido precioso são, literalmente, jogados no vaso.

Portanto, a utilização de água da chuva nos sanitários é uma solução econômica e sustentável para evitar desperdícios.

Para um armazenamento eficiente de água pluvial, é aconselhável a instalação de um sistema de captação ligado a um reservatório.

É importante lembrar que o acúmulo de água em baldes e outros vasilhames, a céu aberto, pode facilitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Existem vários modelos de captação de água da chuva. De modo geral, eles funcionam da seguinte maneira:

  • instalação de um reservatório, geralmente no subsolo, onde a água passa por algum tipo de tratamento;
  • colocação de um ladrão nesse compartimento, para impedir que o líquido transborde;
  • instalação de filtro na saída das calhas, para reter sujeiras, como folhas e ciscos que podem se decompor, contaminando a água;
  • colocação de tubos para direcionar toda a água que cai no telhado, da calha para o filtro e para o reservatório;
  • instalação de bombas para levar a água do reservatório aos locais de uso, como banheiros e quintais.

Viu como é vantajoso aproveitar a água da chuva? Aposte, então, nesse investimento e faça a diferença como cidadão do século XXI.

E aí, gostou de conhecer maneiras de reúso de água pluvial? Aproveite para se informar sobre os principais tipos de sistema de captação de água da chuva!

captação água da chuva custo