Confira como funciona o aquecimento solar e seus benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos

Captar luz do sol, não agredir o meio ambiente, economizar energia elétrica: essas são algumas das vantagens de instalar um sistema de aquecimento solar em sua residência. No entanto, muita gente que quer ter uma eco-casa se pergunta como esse processo pode dar certo.

Trata-se de um sistema que capta e transfere a energia solar para água. Há também um componente que permite armazenar a água quente por mais tempo.

Quer saber mais? Confira neste texto algumas informações sobre aquecimento solar.

Quais os componentes do sistema básico de aquecimento por energia solar?

O aquecimento solar se torna viável por meio da integração de dois componentes: os coletores solares e o reservatório térmico. O primeiro equipamento é mais conhecido como placas coletoras.

São elas que realizam a absorção da radiação solar. Quando o calor do sol chega à superfície das placas, essas transferem essa vibração de energia para a água que circula no interior de suas tubulações.

Já os reservatórios térmicos têm a função de armazenar a água aquecida. Eles são compostos por cilindros de cobre, inox ou polipropileno. Acoplados a esses materiais estão estruturas de poliuretano.

Elas garantem o isolamento térmico adequado, mantendo o estoque aquecido para consumo posterior. Há também uma caixa de água fria que alimenta o reservatório térmico, fazendo com que ele permaneça sempre cheio.

Como funciona o sistema básico de aquecimento por energia solar?

A água se torna aquecida graças a diversos sistemas de circulação. Por exemplo, há o método natural, chamado de termossifão, no qual a água circula entre os coletores e o reservatório térmico devido à diferença de temperatura.

Isso se explica pelo fato de a água dos coletores ficar mais quente. Dessa forma, ela se torna menos densa que a água no reservatório, o que faz com que a água com menor temperatura empurre a água mais quente, trazendo circulação pelo sistema.

Há também o método de circulação por meio de motobombas, esse processo é mais conhecido por “circulação forçada ou bombeado”.

Eles são geralmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes, articulando o funcionamento dos componentes à medida que a água é bombeada.

Quais benefícios do aquecimento solar?

Por ser inteiramente dependente da luz solar, esse tipo de aquecedor apresenta inúmeras vantagens. Sem emissão de gases poluentes e aproveitamento de um recurso 100% natural, fazendo dele um dos mais benéficos para o meio ambiente.

Além disso, esse sistema é extremamente viável em relação ao custo-benefício. O preço do equipamento e da instalação são baixos em relação à economia de energia proporcionada por esse sistema. Ainda mais no Brasil, em que a incidência solar é imensa, facilitando a captura desse recurso.

Outro detalhe é a durabilidade do aparelho de aquecedor solar. Além de exigir pouca manutenção, esse dispositivo tem vida útil superior a 20 anos.

Essas foram algumas informações sobre o aquecimento solar. Depois de conhecidos esses benefícios, é interessante considerar a instalação desse aparelho no projeto de reforma da sua casa.

Solicite a ajuda de um engenheiro para saber como você pode preparar a sua residência para esse tipo de obra.

E por falar em sustentabilidade, você sabia que há maneiras práticas no seu dia a dia de você ajudar o meio ambiente? Então leia agora este texto sobre como economizar água.

captação água da chuva custo