Confira 5 dicas para conciliar o trabalho com as atividades de síndico

Tempo de leitura: 3 minutos

Atividades de síndico, dedicar o nosso tempo para administrar somente o condomínio seria um luxo. Infelizmente, não é possível, pois é fundamental equilibrar a rotina com as funções da empresa.

Pensando nisso, resolvemos listar, neste artigo, diversas orientações para que você aprenda como unir esses dois pilares de maneira organizada e deixando tudo sob controle.

Continue a leitura e descubra como ter mais tempo para fazer as atividades de síndico e as tarefas do seu trabalho com mais prazer, qualidade e disposição.

1. Dê prioridades

Sabemos o quanto é complicado cuidar da sua empresa e do condomínio. No entanto, essas duas áreas precisam de atenção e carinho, caso contrário, um dos projetos terá resultado abaixo do esperado.

Dar o melhor de si é essencial para ter sucesso em ambos os casos, todavia, precisamos ser sinceros: haverá situações em que será necessário priorizar uma das tarefas para conseguir cumpri-la sem grandes problemas.

Sendo assim, dê prioridade para aquela que trará mais impacto para a sua rotina. Aprenda a fazer distinção daquilo que é urgente e importante.

  • Urgente: toda tarefa incompleta que tem alto risco de gerar problemas e se tornar prejudicial para a sua imagem na empresa ou na reputação com os moradores do condomínio;
  • Importante: toda demanda que pode trazer bons resultados.

Mesmo após aprender a diferença entre esses dois conceitos, é normal sentir-se frustrado por não cumprir com determinada missão.

Relaxe! É melhor concluir algo com eficiência do que não fazer nada direito.

2. Seja organizado

Todos os dias temos tarefas a serem cumpridas no trabalho. Atrasos diários podem prejudicar o bônus no final do mês ou a sua promoção. A saída é encontrar um jeito para organizar melhor as demandas do dia a dia.

Dessa forma, você não terá que sacrificar o seu expediente para terminar as questões do condomínio.

Vamos imaginar, por exemplo, que você é um administrador de empresa. Diariamente, precisa cuidar das finanças, dos seus funcionários, da gestão documental e de outras questões. Isso pode ser facilmente resolvido se você seguir os seguintes passos:

  • delegue tarefas;
  • deixe a sua equipe participar de decisões difíceis;
  • planeje a sua semana com antecedência;
  • foque em suas demandas para finalizá-las com eficiência e agilidade.

3. Conheça os moradores

Um bom síndico é aquele que não se limita apenas a cuidar do fluxo de caixa. Circular pelo condomínio, conhecer melhor os moradores e conversar pessoalmente com cada um são funções que agradam qualquer contribuinte.

Quem mantém um contato mais próximo com os vizinhos evita fofocas, previne problemas, faz cobranças com mais tranquilidade e transmite uma ideia de transparência.

Lembre-se que você não é o único responsável pelo sucesso do seu condomínio. Os moradores também podem ajudá-lo a deixar tudo em ordem. Pense nisso!

4. Invista em bons equipamentos

Já imaginou o quanto uma enchente em seu condomínio pode trazer vários problemas em sua vida a ponto de prejudicar a sua produtividade no trabalho?

Para evitar dores de cabeça, invista em bons equipamentos. Uma dica bastante interessante é usar um sistema de captação de água da chuva, pois ele impede inundações, especialmente em regiões mais povoadas, em que a água não escoa com tanta facilidade.

5. Cuide de você

Entre as dicas citadas acima, acreditamos que essa é a mais importante. Não adianta se entregar a dois projetos se você está cansado, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Esqueça aquela velha ideia de passar várias noites em claro analisando documentos ou resolvendo burocracias.

Dê um tempo para você e para a sua família; faça exercícios físicos e cuide da sua alimentação. Assim, você terá mais energia para conciliar atividades de síndico com o seu trabalho, combinado?

Percebeu o quanto equilibrar atividades de síndico e as funções da sua empresa é mais simples do que parece? Agora, aproveite a oportunidade e descubra como reduzir os custos do condomínio para ter uma rotina ainda mais confortável.