Caçamba para entulho: o que você precisa saber para contratar

Tempo de leitura: 3 minutos

Caçamba para entulho.

Quem precisa fazer uma reforma ou está construindo, sabe o quanto esta tarefa pode ser desgastante: lidar com atraso na entrega e falta de profissionalismo dos contratados é bastante desagradável.

Em meio a tantas coisas para coordenar em uma obra, muitas pessoas se esquecem de que é necessário dar um destino correto ao entulho gerado por essa atividade.

Cada cidade tem suas normas em relação ao descarte de entulho e a instalação de caçambas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as prefeituras disponibilizam a retirada do entulho gratuitamente desde que respeitados os limites de volume — em SP, o material deve somar, já embalado em sacos, no máximo 50 kg/dia, por exemplo.

Quem quiser dar um destino sustentável ao entulho, pode verificar se na cidade existem Ecopontos, desde que o volume total seja menor que 1 m³ — aproximadamente uma caixa d’água de mil litros.

Já no Rio de Janeiro, o limite é de 150 sacos de 20 litros, e a remoção é feita através de agendamento pelo telefone 1746.

Caso esteja fazendo uma obra grande e o material de descarte ocupe um volume maior que o limite para remoção gratuita, você precisará de uma caçamba para entulho para descartar o lixo.

Mas não se preocupe, pois, seguindo as nossas dicas, ficará mais fácil contratar o serviço sem dores de cabeça. Confira!

Em que momento é preciso contratar o serviço?

O contrato é necessário quando o volume de entulho gerado ultrapasse 50 kg.

Ou seja, se a previsão é de uma obra “grande”, este é um item que deve ser considerado já no início do processo, pois é necessário uma série de requisitos para estacionar a caçamba na rua.

Onde encontrar o serviço de caçamba para entulho?

O serviço de limpeza municipal costuma ter uma lista de empresas credenciadas.

Isso é de extrema importância, pois garante que o entulho será direcionado ao local certo adequado, como aterros de resíduos de construção, de acordo com as leis municipais.

O que pode ser descartado?

Material gerado pela quebra de paredes, como tijolos e gesso, restos de carpete, lã de vidro, piso, canos, troncos gerados pela poda de árvores, etc.

Enfim, tudo o que precisa ser descartado em uma obra deve ser encaminhado para a caçamba — o valor do aluguel pode variar, dependendo do que será acomodado em seu interior.

Quais são as regras para utilizar a caçamba para entulho?

A caçamba deve seguir algumas regras para ficar instalada na rua.

Por exemplo: precisa estar afastada cerca de 30 cm da guia, para não atrapalhar o fluxo de águas da chuva e não deve ultrapassar 50 cm de afastamento para não comprometer a passagem dos veículos na via.

O prazo máximo para a permanência no local depende da legislação da sua cidade, por isso, é importante contatar a prefeitura para se informar.

O que observar quando contratar uma empresa do ramo?

Ao contratar um serviço de caçamba de entulho, tome cuidado com falsas empresas.

Como em qualquer outro ramo, fique atento aos profissionais que você contratará.

Busque referências para ter certeza de que ela atende aos requisitos obrigatórios para o serviço.

Sites como o Reclame Aqui são opções na hora de pesquisar sobre a reputação da empresa, se ela cumpre prazos e se executa um bom serviço;

Também fique atento aos procedimentos, verificando os requisitos necessários para estacionar a caçamba próxima a sua obra, por exemplo. Há horários certos para a instalação e retirada, pois é um processo que demanda um certo tempo e podendo atrapalhar o fluxo do trânsito no local e a rotina das pessoas.

Se você está considerando construir gerando menos lixo para descarte, que tal pensar em uma alternativa sustentável?

Agora que você está por dentro do que é necessário para contratar um serviço de caçamba para entulho, já pode considerar outras opções de construção que geram menos lixo.

Pense nisso! Atitudes sustentáveis fazem bem a todos a nossa volta!

captação água da chuva custo