Calhas de PVC – Saiba em que momento utilizá-la

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Utilizadas para evitar que a água da chuva escorra pelas paredes, causando danos nas estruturas das construções, as calhas também podem ser usadas com a finalidade de captar a água da chuva para o seu reaproveitamento em diversas atividades da casa. Você sabia que, além das de aço e alumínio, existem peças produzidas em outros materiais, como as de PVC?

Esse material pode ser uma boa opção para todos os tipos de edificações, principalmente em construções litorâneas, onde a salinidade é prejudicial ao aço.

Instaladas nas bordas do telhado, as calhas direcionam a água da chuva para tubos coletores ou para as correntes que conduzem esse líquido para o solo.

Quer saber se as calhas de PVC são a melhor opção para a sua construção e aprender como utilizá-las? Aproveite, então, as informações que separamos para você!

O que é calha de PVC?

Calha de PVC é um perfil confeccionado para captar a água da chuva que cai no telhado das edificações.

O PVC (policloreto de vinila) é um material totalmente reciclável e natural. Na sua fabricação, são utilizados sal e derivados de petróleo ou resíduos vegetais, como cana-de-açúcar. Os produtos feitos com esse material oferecem ótima vedação, durabilidade e preços atraentes.

Ele é muito utilizado para fabricação de outros itens para a construção civil, como tubos, conexões, fios e esquadrias. Além de substituir materiais como madeira e metais, preservando as reservas da natureza, o PVC é resistente às intempéries, não desbota, não apodrece nem sofre corrosão pela maresia.

Como é a utilização de cada tipo de calha?

O mercado oferece calhas confeccionadas em vários materiais. Confira utilização indicada para cada tipo!

Calhas de PVC

A flexibilidade, a força e a capacidade de vedação, além do preço acessível, são algumas vantagens desse produto, cuja peça única é feita com um tipo de plástico moldado, o que a torna muito resistente.

Esse modelo de calha, entretanto, apresenta apenas unidades que medem entre 2 e 3 metros, e a sua instalação requer suportes, o que pode prejudicar a estética da construção.

Calhas de alumínio

O alumínio é resistente às intempéries e à maresia, e o suporte que fixa as calhas feitas com esse material também é resistente e impede que as chuvas muito fortes derrubem a estrutura ou formem poças que possam causar vazamentos.

O alumínio pode receber pintura eletrostática, que, além de proteger o produto, pode deixar o visual do telhado personalizado, combinando com o acabamento da casa.

Essas calhas, então, podem ser usadas sem comprometer o design da construção. Elas, porém, têm o custo mais elevado do que as fabricadas com outros materiais.

Calhas de aço galvanizado

As calhas galvanizadas são utilizadas em todos os tipos de obras — residenciais, comerciais e industriais — e têm o preço mais acessível, se comparado ao das peças de alumínio.

O aço galvanizado, porém, apresenta alto índice corrosão, sendo bem menos durável do que o PVC e o alumínio. Por esse motivo, esse material não é indicado para regiões litorâneas.

As peças em aço galvanizado podem ser confeccionadas medindo até 6 metros de comprimento e geralmente apresentam a espessura de 0,5 mm. Elas se comportam muito bem para a captação da água da chuva do telhado.

Quais são os cuidados para aumentar a durabilidade das calhas?

As calhas de alumínio e de aço galvanizado devem receber camadas de pintura eletrostática, que protege o produto, incrementando a sua durabilidade. Já as calhas de PVC, embora também possam ser revestidas com tinta própria, são mais resistentes às manchas e à fixação de sujeira, como o lodo, e não dependem tanto do revestimento para se tornarem mais duráveis.

A quantidade de resíduos levados para as calhas pela água da chuva pode sobrecarregar essas estruturas, deformando-as e diminuindo a vida útil do produto. Sendo assim, é aconselhável manter o telhado limpo e em boas condições, providenciando a poda dos galhos das árvores que possam ocasionar a queda de folhas, flores e frutos sobre o telhado.

Como são os trabalhos de limpeza das calhas?

É importante que todos os tipos de calhas sejam higienizados periodicamente para manter a capacidade de drenagem da água que cai no telhado. Nos lugares onde ocorrem muitas chuvas, recomenda-se uma limpeza a cada seis meses.

Essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez no ano para retirada da sujeira que possa obstruir a passagem da água pelo leito da estrutura, como galhos, folhas e areia. O acúmulo de água nas calhas pode favorecer a formação de limo e a proliferação de mosquitos transmissores de doenças graves.

É necessário instalar uma grade ou tela na saída da calha, para reter a sujeira mais grossa, principalmente no caso de captação e armazenamento da água pluvial. Essa providência vai evitar a passagem de partículas maiores para os tubos coletores e para os recipientes de armazenamento.

Qual é a importância da instalação correta e da manutenção das calhas?

O ideal é que seja adotado uma checklist para garantir a qualidade na contratação de uma empresa especializada e para conferir os serviços de instalação das calhas, seguindo corretamente o projeto feito pelo engenheiro.

Alguns itens relativos à manutenção, além da limpeza, também devem ser observados, como a vedação das emendas das calhas, dos rufos (peças específicas para barrar a passagem de água no encontro do telhado com a alvenaria) e dos bocais da calha (peça encaixada na calha para ligá-la ao tubo coletor). É necessário, ainda, fazer a aplicação de um antiferrugem no lado interno das calhas de metal.

Agora você conhece cada tipo de calha e sabe também que a calha de PVC pode aliar preço e qualidade. Aproveite, então, para aumentar a economia em sua casa promovendo a captação, o armazenamento e o reaproveitamento da água da chuva para o uso em tarefas de limpeza.

Gostou das nossas informações sobre calhas de PVC e outros materiais? Então entre em contato conosco e conheça mais soluções para promover a sustentabilidade em sua residência!

Clique aqui e acesse o guia completo para contratação de serviços de calhas e rufos.

calhas pvc

calhas pvc