5 vantagens de uma casa pré-fabricada

Tempo de leitura: 3 minutos

Casa pré-fabricada.

Comprar ou reformar uma casa é um sonho com muitos desafios.

Afinal, equilibrar o projeto desejado com o tempo disponível é uma tarefa das grandes. Porém, algumas opções tornam mais fácil a vontade de ter um imóvel personalizado em um período relativamente curto, como é o caso das pré-fabricada.

As casas pré-fabricadas estão se tornando uma opção cada vez mais viável nos tempos de hoje. A agilidade e praticidade desse modelo o destacam, fazendo com que seja a primeira opção de muitos na hora de escolher um lar.

Saiba mais sobre elas e conheça suas vantagens.

O que é casa pré-fabricada

Também conhecida como casas pré-moldadas, são imóveis construídos a partir de módulos — como paredes, janelas e outros, feitos em uma fábrica —, sendo transportados para o lugar onde o imóvel será erguido. Ou seja, a construção consiste em montar as peças que já estão prontas.

Hoje em dia existem casas pré-fabricadas com diferentes tipos de materiais — como concreto e madeira —, modelos e tamanhos.

Quais as vantagens da casa pré-fabricada

Entre as principais características desse estilo de construção, estão a rapidez e a praticidade. Conheça de perto as principais vantagens da casa pré-fabricada:

1. Agilidade na construção

Por precisar ser “encaixada”, ela possui o menor tempo de construção comparada aos outros estilos, como as de alvenaria — gasta-se, aproximadamente, cerca de três meses para que uma casa pré-moldada fique pronta.

2. Maior controle nos gastos

A casa pré-fabricada pode até exigir um investimento inicial maior, porém, não há surpresas. O custo total da obra, geralmente, já é determinado no início do projeto, evitando despesas extras durante o processo.

Além disso, como a construção desse tipo de casa consiste no encaixe das peças já prontas, o custo referente a mão de obra pode reduzir de 15% a 25%, se comparada às de alvenaria.

3. Facilidade nas questões burocráticas

Uma questão que tende a ser uma dor de cabeça, são as licenças necessárias para construção de imóveis. Mesmo possuindo as mesmas necessidades de uma casa de alvenaria, por seguirem modelos padrões, todos os projetos possuem documentações muito parecidas, diminuindo o tempo e o custo na elaboração de pedidos de autorização e afins.

4. Sustentável

A casa pré-moldada permite implementações para captação de água da chuva e energia, evitando desperdícios. Além disso, seu estilo de construção reduz a quantidade de resíduos produzidos nas obras.

5. Variedade de modelos

Hoje em dia é fácil encontrar um modelo de casa pré-fabricada que se adeque às suas necessidades. Existem modelos de madeira, ferro, com janelas de diversos tamanhos e estéticas diferenciadas.

Quais os cuidados devo ter ao se escolher casas pré-moldadas

Na hora de escolher sua casa pré-fabricada, alguns detalhes devem ser observados para garantir a excelência e qualidade da construção, tais como:

  • o terreno precisa estar devidamente tratado para receber a casa, com todos os alvarás em dia;
  • escolha uma empresa ou vendedor que tenha um engenheiro que possa tirar todas as suas dúvidas sobre o projeto;
  • confira o contrato para garantir que todos os gastos estejam previstos;
  • prefira construtoras com boas recomendações e que tenham a própria mão de obra.

Depois de todos os detalhes assistidos, bem determinados e a obra pronta, ficará faltando apenas a parte boa: decorar a casa pré-fabricada. Pensando nisso, que tal fazer um jardim de inverno?

captação água da chuva custo