​Tudo que você precisa saber sobre construção de lajes

Tempo de leitura: 4 minutos

A laje possui função estrutural e dá cobertura e sustentação para o telhado — ela também pode servir como suporte para uma pavimentação superior. O procedimento de construção de lajes, portanto, costuma exigir um pouco de paciência de todos os envolvidos.

Afinal, planejar bem a sua reforma é ideal para evitar dores de cabeça no futuro! Quer saber mais sobre esse assunto e preparar-se para esse tipo de obra?

Confira o nosso post de hoje!

Quais são os tipos de construção de lajes

Escolher o tipo de laje usado na sua obra é um assunto complexo. Nesse momento, uma boa ideia é contratar um engenheiro antes de começar a sua reforma. Mesmo assim, nada impede que você conheça os materiais usados na construção de lajes. Veja!

Laje maciça

Uma das opções é a laje maciça: ela é montada na própria obra e tem a vantagem de ser resistente e menos suscetível a trincas e fissuras. No entanto, seu preço é mais salgado devido ao tipo de material usado.

Laje pré-moldada

Existem também as lajes pré-moldadas. Elas chegam prontas na construção e servem para diferentes tipos de obras. Graças à sua portabilidade, elas têm a vantagem de dispensar madeiramento excessivo na montagem. Porém, devem ser bem escolhidas e ajustadas para evitar trincas e fissuras.

O mercado oferece vários tipos de lajes pré-moldadas — entre elas vale citar a de cerâmica e a de isopor. Durante a construção da laje de cerâmica são instaladas as vigotas e as armaduras no formado de treliças.

Entre os espaços dessa estrutura é que são colocadas as lajotas. Sua maior vantagem é o custo-benefício. No entanto, a cerâmica é muito frágil, o que exige cautela na hora do transporte.

O segundo tipo tem um formato bem semelhante ao da anterior, mas esse espaço entre as vigotas é coberto por placas de isopor. Ela possui diversas vantagens, como isolamento térmico e acústico, rapidez de instalação e transporte fácil. No entanto, o isopor não permite furos e você teria que fazer uma cola especial para dar aderência.

Como fazer uma ótima construção de lajes concretadas

Sempre que for realizar uma obra, confira se todo o material entregue pela empresa de construção está em mãos. Dê uma lida no manual de instruções e troque ideias com o engenheiro responsável.

Para construir uma boa laje de concreto, siga os seguintes passos:

  • posicione vigotas e lajotas: coloque as tábuas e escoras corretamente para que a sustentação fique bem firme;
  • verifique se o contra-flecha foi feito corretamente;
  • não corte as lajes após a concretagem. Por isso, verifique se as tubulações, eletrodutos e pontos de luz já foram posicionados;
  • sobreponha e amarre entre si as malhas de aço com arame e confira se estão bem presas;
  • coloque o concreto somente após a montagem completa da laje e não deixe-o vazar;
  • observe se o concreto está bem pastoso e homogêneo;
  • seque o concreto durante 7 dias e mantenha a laje úmida durante esse processo.

Equipamentos necessários na construção de lajes

Para realizar uma obra é sempre bom possuir materiais de qualidade! Saiba quais serão necessários para a construção de uma laje:

Rolo assentador de agregados

Tem como função comprimir superficialmente o concreto, assentando os agregados e proporcionando um levantamento homogêneo da pasta.

Desempenadeiras

Utilizadas para nivelar a rugosidade do concreto. Possuem lâminas de madeira ou metal que ajudam na regularização da superfície, dando acabamento.

Taliscas

Servem para dar referência ao nivelamento da superfície do concreto e a espessura das lajes.

Gabaritos

Indicam as diferenças de nível entre panos de laje, apontando áreas que precisam de rebaixamento.

Joelheiras “Knee Boards”

São utilizadas para evitar que o pedreiro pise no concreto fresco. Fixadas no joelho da pessoa, permite que ela deslize sobre a superfície da laje. Dessa forma, é possível realizar os acabamentos necessários.

Por fim, lembre-se: contrate mão de obra especializada e competente. Isso ajuda muito em qualquer processo de construção de lajes! Tenha em mente os cálculos de cada etapa da construção e não deixe escapar nenhum detalhe. Assim, tudo ocorrerá da maneira desejada.

Gostou do texto? Então curta a nossa página no Facebook para receber em primeira mão as melhores dicas para a sua construção!