Aprenda a fazer da sua obra uma construção sustentável

Tempo de leitura: 3 minutos

O mundo vive um grave problema ecológico devido ao esgotamento de recursos naturais, o que tem preocupado diversos setores da sociedade, inclusive o da construção civil. Nesse sentido, a construção sustentável vem ganhando protagonismo, pois é um método que busca atender às necessidades humanas de moradia com o mínimo impacto ambiental.

Derivada do conceito de sustentabilidade — que almeja um ambiente ecologicamente equilibrado, socialmente justo e economicamente viável —, a construção sustentável adota práticas que permitem ganhos para sua obra, que vão desde o aumento da eficiência energética até a reutilização de insumos.

Se você deseja entender melhor o que é e como colocar em prática, continue a leitura deste post. Vamos lá?

O que é construção sustentável?

Construção sustentável é o conjunto de práticas que orienta o processo construtivo para uma harmonização com o meio ambiente. Isso significa que todas as etapas da obra devem ser planejadas e executadas de forma a obter o melhor resultado com a menor perda ambiental.

O que é preciso para tornar minha construção mais sustentável?

Para que sua construção seja sustentável, ela deve adotar práticas que respeitem o meio ambiente antes, durante e depois da obra. Também devem integrar à edificação artigos que reduzam o seu impacto ambiental.

Diversas práticas compõem uma construção sustentável. Vejamos algumas.

1. Canteiro de obras sustentável

Um canteiro de obras sustentável permite a redução de desperdícios, o controle de materiais, a redução de danos ambientais — como o carreamento de areia para as bocas de lobo —, entre outros ganhos.

2. Gestão da água

A água é um recurso fundamental em qualquer obra ou edificação e cada vez mais escasso em todo o planeta.

Para obter economia desse insumo, duas práticas se destacam: a captação de água da chuva, para uso durante a obra e como artigo de incorporação na edificação, e a utilização de água de reuso.

3. Gestão de resíduos sólidos

A construção civil é uma das atividades que mais geram resíduos sólidos. Fazer uma boa gestão desses resíduos pode gerar benefícios financeiros e ambientais consideráveis. Para isso, uma das principais atividades é separar os diversos tipos e encaminhá-los para a reciclagem.

Quais materiais posso utilizar?

Para garantir a sustentabilidade da sua obra, você deve observar principalmente a origem dos materiais e o impacto ambiental gerado por cada um deles em todas as etapas da obra. Vejamos alguns materiais amigos do meio ambiente.

1. Bambu

O Bambu é uma madeira de crescimento rápido, que utiliza pouco espaço para cultivo, é muito resistente e esteticamente maravilhosa. Ela é utilizada há milhares de anos nas culturas orientais e está cada vez mais em voga no Brasil.

2. Concreto reciclado

Feito a partir de entulhos de outras obras, esse tipo de concreto pode deixar sua obra muito mais sustentável, pois pode ser feito com os resíduos do seu próprio projeto, reduzindo os descartes da sua obra.

3. Blocos de Adobe

Os blocos de Adobe são compostos de terra crua, água, palha e fibras naturais. Esse material é um dos mais antigos na construção. Além de ser extremamente eficiente e bonito, é muito sustentável.

4. Painéis fotovoltaicos

Gerar a própria energia é o ápice da sustentabilidade. Com esses painéis você poderá transformar a energia solar em energia elétrica, o que fará você depender cada vez menos da rede de energia pública e se tornar menos suscetível às variações tarifárias dela.

Construir um meio ambiente ecologicamente equilibrado é uma missão de todos e, como você pôde perceber, fazer uma construção sustentável é algo que está ao seu alcance. Portanto, adote algumas dessas práticas e contribua para um planeta mais verde.

Se você curtiu esse post e quer continuar aprendendo, siga-nos no Facebook!