Eco casas: conheça as moradias ecológicas e como elas funcionam

Tempo de leitura: 3 minutos

A cada dia, cresce a quantidade de pessoas que se interessam em construir ou saber mais sobre casas ecológicas e ambientalmente sustentáveis, conhecidas como Eco casas.

Já ouviu falar sobre elas e quer saber mais a respeito? É só continuar a leitura deste post.

Viva em harmonia com o ecossistema

As casas ecológicas são projetadas e construídas de maneira a usufruir de energias renováveis e oferecer mais qualidade de vida aos seus moradores, por meio da relação harmoniosa com o meio ambiente.

Elas seguem os princípios e conceitos da arquitetura ecológica e sustentável, estimulando seus habitantes a criar hábitos e atitudes que favoreçam o bem-estar individual e coletivo e a construir uma nova relação entre as pessoas e a natureza.

Além disso, contribuem para a diminuição da poluição e a redução do impacto ambiental.

Conheça as características das Eco casas

Telhado verde

Os telhados verdes são resultados da utilização de terra e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as casas. Eles absorvem muito mais calor e impedem o aquecimento do interior das mesmas.

Favorecem a qualidade do ar, funcionam como revestimento acústico e atuam como reguladores da umidade do ar ao redor da construção.

Reuso de água

As Eco casas são dotadas de processo de saneamento, que envia a água do chuveiro, louça e roupas para um local de tratamento.

Depois de tratada, essa água é reaproveitada.

Recolhimento de água da chuva

A água das chuvas é captada através de tubulações e acondicionada em tanques, para uso posterior em limpezas diversas, nos jardins e hortas e em vasos sanitários.

Tratamento de esgoto

Os projetos das casas ecológicas incluem a instalação de tanques, para produção de biogás.

O material orgânico produzido na residência é lançado nesses recipientes para fermentar e produzir gás, que é utilizado na moradia.

Aquecimento solar

Painéis instalados captam os raios solares e os transformam em energia, para aquecer a água colocada em reservatórios ou ainda, gerar ar quente para a secagem de grãos.

Projetos mais complexos usam a radiação solar que, por meio de painéis especiais, gera energia fotovoltaica.

Essa energia é transformada em energia elétrica para iluminação dos ambientes e funcionamento de equipamentos eletrodomésticos.

Aproveitamento da luz natural

O uso de materiais que permitem a passagem da luz natural, possibilitam uma boa luminosidade nos diversos ambientes das casas e uma grande economia no consumo de energia elétrica.

Outra forma de aproveitamento da luz é a iluminação zenital, que é uma técnica na qual se faz aberturas nos tetos das casas para a passagem da luz do sol.

Faça um bom negócio para você e para seu bolso

Um projeto bem elaborado e bem executado pode trazer muita satisfação para quem quer mudar seus hábitos e interagir equilibradamente com a natureza.

O que é muito bom para as duas partes.

As vantagens das Eco casas são muitas e estão relacionadas à economia de dinheiro, aproveitamento responsável dos recursos naturais, melhor qualidade de vida e preservação ambiental. Uma opção para se estudar, não é?

Ficou por dentro do que é uma Eco casa?

Tem vontade de morar em uma construção assim e quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então, siga a gente no Facebook.