Economizar água: entenda a importância na preservação do planeta

Tempo de leitura: 3 minutos

Você certamente já ouviu falar sobre a importância de economizar água, afinal, essa é uma preocupação cada vez maior entre todas as nações.

Mas você sabe realmente por que é necessário preservar a água? E mais, sabe quais atitudes simples você pode tomar para evitar o desperdício e fazer sua parte?

A água é um elemento essencial para nossa vida cotidiana – de alimentação à higiene – bem como para a produção e manutenção de tudo que nos rodeia – cidades, indústria, agropecuária, etc.

Apesar disso, não temos consumido esse bem precioso de uma forma correta, desperdiçando ou gerando resíduos que impedem seu uso renovável.

É hora de saber um pouco mais sobre esse assunto, e, principalmente, saber como fazer a sua parte.

Continue lendo o post!

A importância da água e o descaso com esse recurso

Falar sobre a importância da água pode parecer desnecessário, afinal, todos dependemos diariamente desse recurso, direta ou indiretamente.

Mas para compreender o nível alarmante em que chegamos, veja alguns dados, todos divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU):

  • 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
  • Até 2030, aumentará em 50% a demanda por água no mundo;
  • No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nas fontes de água potável, como os rios.

Os dados são alarmantes, mas, por mais complicada que pareça a situação atual, é possível tomar medidas eficazes para reverter esse quadro. Para isso, devem ser combinadas ações entre governos, indústria, agricultura e consumidores.

Sua parte pode fazer a diferença

Muitas pessoas pensam que o desperdício em uma única residência não é nada comparado aos estragos produzidos por indústrias, por exemplo.

Nessa linha de pensamento, ações individuais para economizar água não deveriam ser uma preocupação cotidiana ou urgente.

No entanto, esse pensamento ignora que os atuais padrões de produção nocivos se mantém justamente pela falta de envolvimento dos consumidores e que ele pode mudar se, individualmente, optarmos por um consumo consciente.

Além disso, em termos de escala, não é difícil imaginar que, se uma casa com vazamentos é um problema pequeno, milhões de casas com o mesmo problema já representam algo bem mais grave.

Portanto, você pode – e deve – fazer a sua parte.

O que você pode fazer hoje para economizar água e ajudar o planeta

Quando o assunto é economizar água, existem atitudes que você pode tomar a curto, médio e longo prazo.

Conheça algumas dicas interessantes:

Observe e mude seus hábitos em casa

  • Conserte vazamentos, reduza o tempo no banho e na lavagem de louças; essa é uma dica básica, mas que sempre vale a pena repetir.
  • Em hipótese alguma despeje óleo na rede de esgoto ou no solo: um único litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água! Guarde em garrafas pet e entregue em postos especializados – com certeza existe um na sua cidade.

Considere medidas a médio prazo:

  • Reutilize água de chuva de maneira adequada; é uma medida simples, eficiente, e com uma grande vantagem: te favorece também economicamente!
  • Com adaptações simples em sua casa ou condomínio, você pode armazenar água suficiente para usar em atividades que demandam muito gasto de água, como lavagem de carros, calçadas e até mesmo descargas.
  • Opte por empresas responsáveis, que têm produtos ou formas de produção sustentável, assim você incentiva cada vez mais as mudanças positivas e de maior alcance.

Economizar água é algo que cabe também a cada um de nós, pois cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos.

Podemos hoje mesmo começar a mudar nossos hábitos e repensar novas formas de fazer nossa parte pelo planeta.

E, claro, isso envolve também disseminar essas ideias para que tenham maior alcance!

Se você tem interesse em mais dicas sobre formas de economizar água, assine agora nossa newsletter e receba mais textos como esse!

captação água da chuva custo