Engenheiro para acompanhamento de obras: quando é obrigatório?

Tempo de leitura: 4 minutos

Construir ou reformar é sinônimo de dor de cabeça? Já pensou em contratar um engenheiro de obras?

Muitas vezes, os problemas surgem porque as pessoas envolvidas na obra não têm a devida capacitação para realizar os serviços necessários.

Para não sofrer com isso, a contratação de um engenheiro de obras pode ser a solução. Contratar um engenheiro para acompanhar a obra pode trazer mais qualidade para ela.

Mas, afinal, a presença dele é obrigatória? O que ele faz? Continue lendo para saber mais sobre o trabalho do engenheiro de obras!

Quando a presença do engenheiro é obrigatória?

A norma 16.280, publicada em 2014 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelece a obrigatoriedade da presença de um engenheiro ou arquiteto para acompanhar obras de reforma.

Ainda segundo a norma, o profissional deverá elaborar um projeto da reforma e se responsabilizar pela execução. Vale dizer que a norma não tem força de lei, ou seja, quem descumprir não pode ser multado.

No entanto, em caso de acidentes que gerem lesões a pessoas ou prejuízo a terceiros, o descumprimento da norma pode ser levado em consideração em uma eventual ação judicial.

O que faz um engenheiro de obras?

A função principal do engenheiro de obras é garantir que a construção seja executada conforme o projeto.

Para isso, ele estuda profundamente o projeto e planeja todas as etapas para manter a qualidade e a segurança da obra.

Ele também é responsável pela aquisição de materiais, gestão das pessoas, acompanhamento do cronograma, redução de desperdício e pela resolução de eventuais problemas.

Ou seja, o engenheiro é quem toma as decisões e comanda a execução da obra.

Por que contratar um engenheiro?

Muita gente ainda acha que a condução da obra pode ser feita por outras pessoas, como pedreiros ou até mesmo pelo dono do imóvel.

Porém, o engenheiro tem uma formação específica e está capacitado para realizar essa tarefa com muito mais eficiência. Confira agora alguns benefícios de contratar um engenheiro de obras!

Regularização do projeto

Antes de mais nada, qualquer mudança no projeto de um imóvel precisa ser regularizada e autorizada pelos órgãos competentes, como as prefeituras.

Portanto, para manter a documentação do imóvel em dia e evitar o embargo da obra, a presença do engenheiro ou arquiteto é fundamental.

Segurança

Quando a obra é executada sem a presença de um profissional responsável, o risco de acidentes é muito maior.

E esse risco não desaparece quando a obra termina.

Tubulações de gás, instalações elétricas e outras utilidades colocam em risco a segurança dos usuários do imóvel quando mal executadas.

Em contrapartida, com o engenheiro, esses riscos são minimizados e a segurança aumenta consideravelmente.

Redução de custos

Há quem pense que a contratação do engenheiro é um custo a mais, mas ela deveria ser vista como um investimento.

Esse profissional é capaz de garantir menos desperdícios, cumprimento de prazos, escolha de materiais com melhor custo-benefício e adoção de soluções mais econômicas, contribuindo para a redução de custos da obra.

Qualidade

Não existe nada pior do que terminar uma reforma e perceber que não ficou como você desejava, não é mesmo?

Para não sofrer com isso, contrate um bom engenheiro para garantir a qualidade de todas as etapas da obra.

Além do mais, ao contratar um engenheiro credenciado pelo CREA, você terá recursos para efetuar reclamações ou denúncias em caso de irregularidades no serviço prestado por ele.

Sustentabilidade

Se você busca mais sustentabilidade para o seu imóvel, o engenheiro também pode ajudar com isso.

Existem diversos profissionais que se mantêm atualizados quanto às tendências sustentáveis e são capazes de desenvolver soluções para utilizar a energia solar, aproveitar a água da chuva, reutilizar a água consumida no imóvel etc.

Para finalizar, ressaltamos que o trabalho do engenheiro de obras pode trazer mais tranquilidade e segurança para você e sua família e mais qualidade para seu imóvel.

E aí, quer saber mais sobre reforma, sustentabilidade e valorização do seu imóvel?

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!