5 vantagens indiscutíveis das esquadrias de alumínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, ao se pensar em construir ou reformar a casa, é importante se lembrar de incorporar a sustentabilidade em todas as etapas dessa jornada. É preciso, portanto, buscar soluções práticas e modernas, como as esquadrias de alumínio.

Afinal, elas têm inúmeras vantagens em relação às antigas portas e janelas de ferro. Com elas, o layout do imóvel fica contemporâneo e conserva o visual de casa nova por um longo tempo.

Quer morar em uma casa linda, confortável e funcional? Confira, então, as 5 vantagens indiscutíveis das esquadrias de alumínio, que separamos para você!

1. Durabilidade das esquadrias de alumínio

O alumínio é muito mais durável do que o ferro e as esquadrias de boa qualidade utilizam alto padrão na fabricação e disponibilizam itens de acabamento, que acompanham essa durabilidade.

O alumínio é resistente à ferrugem e à corrosão, sendo por isso, muito utilizado em regiões de litoral. É possível recorrer a tratamentos, como anodização e pintura eletrostática para aumentar ainda mais a longevidade das peças em alumínio.

2. Leveza e praticidade

Outro benefício das esquadrias de alumínio é a sua leveza. Essa característica facilita o transporte e a instalação das portas e janelas nas obras.

Essa é outra vantagem desse material em relação ao ferro. Por serem muito mais leves, elas não sobrecarregam as estruturas da construção, o que resulta em economia com insumos e serviços para sustentação da construção.

Além disso, as peças de alumínio exigem menos material para a sua fixação e quase não pedem manutenção. A sua higienização é muito prática, já que deve ser feita usando apenas esponja macia, água e detergente neutro.

3. Versatilidade

As esquadrias de alumínio podem ser fabricadas nos mais variados tipos e modelos. Elas podem ter diferentes formas de abrir e receberem vidros comuns, temperados, laminados e até os insulados(duplos).

Essa versatilidade é muito apreciada por arquitetos e engenheiros, que ganham muita liberdade para harmonizar as peças com outros elementos do ambiente. Dessa forma, a residência pode ganhar funcionalidade e personalidade.

4. Isolamento térmico e acústico

A fabricação das portas e janelas em alumínio no país é regulamentada pela norma brasileira NBR 10821. Essa norma estabelece a eficiência do isolamento acústico das esquadrias de alumínio. Para barrar a entrada e saída de ruídos, a indústria oferece modelos, que podem receber vidros com até 40 mm de espessura.

Já o isolamento térmico, pode ser incorporado, utilizando-se recursos, como os perfis com thermal break (barreira térmica de polímero). Essa providência vai manter a climatização da residência, deixando a casa confortável e convidativa.

5. Sustentabilidade e economia

Vivenciar a sustentabilidade é sinônimo de modernidade e cidadania. Dito isso, é sempre bom, adotar atitudes sustentáveis em nosso dia a dia, como o reúso da água da chuva e a compra de materiais, que além de economizar recursos naturais, gerem menos resíduos e possam ser reutilizados.

Também nesses quesitos, o alumínio leva vantagem, pois esse material é extremamente durável e oferece mais chances de reutilização do que o ferro, que pode sofrer danos causados pela ferrugem.

Além disso, as esquadrias de alumínio podem utilizar mais vidros, o que vai facilitar a entrada de luz natural. E, com a conservação da temperatura ambiente pelo isolamento térmico, a climatização do lugar também será otimizada.

Com tudo isso, o consumo de energia elétrica será minimizado, aliando economia de dinheiro e de recursos naturais.

Enfim, esses e outros benefícios fazem valer a pena o investimento em portas e janelas de alumínio. Afinal, quem não quer contar com um produto que ofereça beleza, praticidade e economia?

Se você gostou de conhecer as vantagens das esquadrias de alumínio, curta a nossa página no Facebook e conheça mais soluções para incrementar a funcionalidade e a sustentabilidade em sua casa!