Feng Shui: como utilizar a técnica para melhorar a energia da casa

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já reparou como depois de uma boa faxina a casa parece ficar mais leve e alegre? Imagine, então, como a energia da sua casa vai ficar incrível quando todos os elementos estiverem devidamente alinhados, de acordo com o Feng Shui.

No post de hoje, vamos dar algumas sugestões de como utilizar essa técnica chinesa milenar quando você começar a sua reforma, ou mesmo quando decidir fazer pequenas alterações no lar. Confira!

Elimine os excessos

Iniciamos o texto falando sobre as boas energias que uma faxina proporciona: o Feng Shui promove não somente a remoção da sujeira, mas também dos excessos. Bagunça, peças quebradas ou guardadas há muito tempo e sem perspectiva de uso representam estagnação de energia. Portanto, elimine todos os excessos possíveis.

Aproveite a reforma para consertar os detalhes que nunca damos atenção, como portas de armários emperradas e vidros rachados. Isso tudo faz parte de uma limpeza energética renovadora!

Trabalhe a harmonia das cores

As cores são elementos importantíssimos para quem busca ambientes mais saudáveis e prósperos. Perceba como os tons podem representar personalidade e, consequentemente, falam muito sobre a energia das pessoas. Se perguntar a um adolescente, em plena fase de rebeldia, qual cor ele escolheria para o quarto dele, por exemplo, é provável que surjam tonalidades intensas como vermelho, roxo e até mesmo preto.

Para as paredes, escolha tons que ofereçam ao ambiente o que ele pede:

  • dormitórios: o ideal é suavizar as energias com tons pastel, corais, rosas e verde-claro. Em caso de quartos infantis, use cores que estimulam a criatividade, como vermelho, azul, amarelo e laranja;
  • sala de estar: marrom, branco e bege são algumas das cores que oferecem o efeito de relaxamento que o cômodo pede, mas você pode misturar com a vibração revigorante dos dourados, vermelhos e violetas;
  • cozinha: este é um dos ambientes que pede mais alegria e criatividade. Invista em laranjas, azuis, amarelos e turquesa;
  • banheiros: aposte nos tons energizantes como os da sala de estar, combinados com outras cores mais vibrantes nos detalhes.

Invista em uma iluminação adequada

Antigamente, a iluminação não oferecia tantas possibilidades, mas, hoje, ela pode estar totalmente alinhada com as necessidades energéticas e práticas do dia a dia. Separe parte do seu orçamento da reforma para esse item tão importante!

Segundo o Feng Shui, uma casa saudável é uma casa bem iluminada. Portanto, você pode apostar em composições mais intimistas e amareladas para alguns espaços, mas mantenha, também, pontos de luz branca e radiante.

Se for mexer em janelas e portas, invista em grandes aberturas para que a luz natural possa energizar a casa durante o dia.

Aposte em elementos alinhados com a natureza

A arte chinesa de harmonização busca uma maior integração do ser humano com a natureza. Então, tente trazer mais plantas, flores e até mesmo frutas para o seu lar. Que tal incluir no planejamento da obra um pequeno jardim de inverno?

Se não for possível, também é uma ótima iniciativa criar uma horta vertical em uma parede que estiver livre. Existem muitas espécies que crescem tranquilamente dentro de casa: considere essa alternativa!

Se você curtiu nossas dicas de como deixar sua casa mais harmônica através do Feng Shui, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais?

Compartilhe esse post no seu Facebook e leve as boas energias ainda mais longe!

captação água da chuva custo