O que é o steel frame?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você pode até nunca ter ouvido falar, mas é muito provável que já tenha visto construções usando o sistema steel frame por aí. Se já assistiu a muitos desenhos animados ou a filmes de Hollywood, as chances aumentam consideravelmente.

Traduzindo para o português, o significado é algo como “moldura de aço”, pois esse sistema é mesmo uma espécie de moldura, que forma a estrutura que prédios e casas apresentam, da base ao topo.

É um sistema moderno e robusto, apesar de aqui no Brasil ainda não ser tão comum.

Se você já sabe do que estamos falando, ou ainda não tem ideia de como são as construções nesse estilo, continue lendo para saber mais!

No artigo de hoje, explicaremos o que é o steel frame!

O que é o steel frame e como ele surgiu?

Antes de mais nada, é interessante dizer que a forma correta de se referir ao sistema é “steel framing”, que está relacionado ao processo construtivo, e não exatamente à “moldura” formada pelos componentes de aço.

Ainda assim, como é muito comum encontrarmos menções à forma “steel frame”, saiba que as duas se referem ao mesmo tema.

O steel frame é um sistema em que se constrói o esqueleto da construção em aço, e depois outras camadas construtivas são adicionadas até o acabamento final.

Deriva de outro muito parecido, o “wood framing”, que utiliza madeira no lugar do aço, e ambos os modelos são chamados de construção seca por não precisarem de água em seus canteiros de obras.

O uso da madeira vem de muitos séculos atrás, com o aço despontando como alternativa ainda mais robusta no século XIX.

Saindo dos Estados Unidos, o steel frame ganhou força pelo mundo quando os norte-americanos estiveram presentes na reconstrução de boa parte da Europa e do Japão após a Segunda Guerra.

O steel frame é o mesmo que dry-wall?

Não! É muito comum que os dois sejam confundidos, mas apesar das semelhanças, devido ao uso de placas nas paredes, os sistemas são completamente diferentes.

As placas utilizadas no steel frame são muito mais resistentes, podendo ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos.

Quais as vantagens e desvantagens do steel frame?

Sem dúvidas, o steel frame tem mais vantagens do que desvantagens em relação às construções de alvenaria convencionais, veja só:

Vantagens

  • resistência superior: a estrutura em aço é muito mais robusta do que a combinação tijolos + massa;
  • agilidade nas obras: as obras com estruturas metálicas ficam prontas em muito menos tempo do que o normal, além de o canteiro ficar sempre muito mais limpo e gerar menos desperdícios;
  • maior durabilidade: a maior resistência apresentada se reflete em obras de pé por muito mais tempo;
  • paredes mais práticas: as paredes já são colocadas prontas no sistema steel frame, eliminando etapas de acabamento, como reboco, alisamento e lixamento. E, depois de instaladas, quando é preciso fazer qualquer manutenção nas instalações elétricas ou hidráulicas, basta recortá-las e substitui-las.

Desvantagens

  • custos elevados: apesar de gerar economia na etapa de fundação, por ser mais leve, uma construção do tipo steel frame costuma ser bem mais cara do que uma em alvenaria;
  • mão de obra escassa: é difícil encontrar oferta desse tipo de serviço no setor de construção no Brasil, exatamente um dos principais fatores do custo tão elevado.

E então, gostou de saber o que é o steel frame? Que tal construir seu telhado em steel frame e ainda com telhas de aço?/

Clique no e-book e saiba mais agora mesmo!