Painel solar ou painel fotovoltaico: qual é o melhor para a sua casa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nosso planeta recebe, durante o ano, mil vezes mais energia proveniente do sol do que o consumo da humanidade no mesmo período de tempo.

Assim, utilizar a energia solar deixou de ser uma alternativa do futuro e está se tornando, cada vez mais, uma opção da atualidade.

Você já ouviu falar em painel solar ou fotovoltaico? Essa é uma alternativa sustentável que reaproveita esse tipo de energia. No entanto, antes de pensar em adquirir uma dessas opções, você deve saber que existem diferenças entre esses dois tipos de painéis. Cada um deles responde a necessidades diferentes na sua residência.

Neste texto, você vai descobrir tudo de que precisa saber antes de fazer a escolha certa! Boa leitura!

Entenda tudo sobre o painel fotovoltaico

A maioria dos painéis fotovoltaicos produzidos atualmente é baseada em alguma variação de silício. A eficiência do painel depende basicamente da pureza desse mineral utilizado na sua fabricação. Durante o processo de captação dos raios solares, as células de silício agem absorvendo a luz e transformando-a em energia elétrica.

O sistema necessita de um inversor conectado ao quadro geral da residência. Seu propósito é misturar a energia vinda do painel fotovoltaico com a corrente da casa. A partir daí, você poderá utilizar a energia absorvida em qualquer aparelho elétrico.

Painéis fotovoltaicos não precisam de muita manutenção, são de fácil instalação, e têm uma vida útil de até 25 anos. No geral, você economizará bastante na sua conta de luz.

Antes de preocupar-se com a pureza do silício utilizado no painel, é bom pensar também em alguns fatores, como o espaço disponível, a garantia e o preço. Tudo isso vai influenciar no seu bolso na hora de escolher.

Compreenda tudo sobre as placas solares

É chamado, no Brasil, de Sistema de Aquecimento Solar, o mecanismo instalado nas residências composto de placas solares e um reservatório térmico.

Essas placas têm a função de captar a energia térmica da radiação solar e transferi-la para a água. Depois, a água vai para o reservatório e é distribuída em tubulações especiais para abastecer a sua casa. Funciona basicamente como uma instalação hidráulica.

Os coletores de energia solar (placas solares) têm a tendência de serem mais pesados, porque trabalham com a água no seu interior. Se o projeto da casa não foi premeditado para suportar o encanamento do sistema, é possível a ocorrência de quebras de parede e do piso durante a sua instalação.

Por outro lado, a presença do reservatório no Sistema de Aquecimento Solar prevê uma economia de 70% nos custos com água quente.

Descubra quando utilizar cada um deles

Falando de forma geral, a principal diferença desses dois tipos de sistemas é que painéis fotovoltaicos transformam energia solar em eletricidade, e painéis solares, em energia térmica.

Se você optar pela energia fotovoltaica, poderá utilizá-la em qualquer eletrodoméstico e estará economizando na sua conta de luz. Já a energia térmica dos painéis solares poderá ser utilizada para aquecer a água, e isso inclui o chuveiro, as torneiras, sua piscina etc.

Investir em um painel solar ou fotovoltaico na sua residência é uma atitude ecologicamente correta. Ajude a construir um mundo melhor e faça da sua casa uma construção sustentável.

Gostou do texto? Então curta nossa página no Facebook e descubra tudo sobre construções ecológicas! Vamos lá!