Entenda porque você precisa de um projeto estrutural

Tempo de leitura: 3 minutos

O planejamento é uma atividade essencial para o sucesso de qualquer projeto, e na engenharia não é diferente. Na obra da sua casa, quem cumpre essa função é o projeto estrutural residencial.

É ele que vai garantir a máxima eficiência da sua empreitada por meio da programação de cada etapa e a definição de suas respectivas especificações técnicas.

Para a elaboração de um projeto estrutural é necessário um profissional especializado, pois é nessa fase que será feito o dimensionamento da estrutura de sustentação da edificação.

Se você quer saber mais sobre projeto estrutural, continue neste post que preparamos. Vamos lá?

O que é um projeto estrutural residencial?

O projeto estrutural é o cálculo que vai definir a estrutura necessária para a sustentação da construção. Tem o objetivo de prever o comportamento das estruturas em relação aos esforços aplicados a elas, além de possíveis deformações ao longo da vida útil delas.

Esse dimensionamento leva em consideração diversas informações da obra:

  • projeto arquitetônico, a informação mais importante;
  • laudo de sondagem do terreno, que vai esclarecer as especificações do lote e dará mais certeza na hora de projetar as estruturas;
  • caraterização do macroambiente da obra, que influenciará na definição premissas que busquem aumentar a durabilidade;
  • entre outros dados.

Qual a importância do projeto estrutural?

A importância do projeto estrutural pode ser dividida em três pilares: durabilidade da edificação, eficiência econômica e segurança.

Durabilidade

Sob o prisma da durabilidade, o projeto definirá materiais, técnicas construtivas e outros fatores de acordo com as características ambientais e geográficas da obra e seus riscos de deterioração estrutural.

Essa previsão permite que a obra se mantenha estável e segura com o passar dos anos.

Economia

O aspecto da eficiência econômica é o mais interessante, pois pode proporcionar um alívio relevante para o seu bolso.

A partir do planejamento estrutural feito por um profissional especializado pode-se aperfeiçoar a estrutura da obra, evitando erros de superdimensionamento cometidos por empreiteiros ou profissionais sem o conhecimento técnico necessário.

Só com essa otimização você já observará uma economia relevante, pois vigas e pilares excedentes não serão levantados e a fundação será condizente com a obra.

Além disso, um planejamento bem feito pode reduzir o tempo de obra, os recursos humanos necessários e prever problemas e possíveis soluções caso eles aconteçam, gerando uma agilidade muito interessante ao longo da execução.

Dessa maneira, os gastos financeiros podem ser reduzidos, o que faz com que o projeto estrutural seja considerado um investimento e não um custo.

Segurança

No âmbito da segurança, é importante ressaltar que os projetos estruturais são elaborados com base em normas técnicas do setor, criadas por comissões de estudo da respectiva área, formada por produtores, consumidores, universidades, laboratórios, entre outros.

Portanto, confere mais confiabilidade à sua obra e segurança quanto às técnicas e materiais empregados.

Como você pôde perceber ao longo do post, o cálculo estrutural é um dimensionamento completo, embasado em diversos fatores que influenciam na sua obra e representa uma ferramenta fundamental no êxito da sua empreitada.

Portanto, não negligencie o projeto estrutural residencial caso pretenda fazer uma obra na sua casa. Dessa forma, você obterá o máximo de ganho. Se você curtiu o post, deixe o seu comentário!