QUAL VOLUME DE ÁGUA DE CHUVA CONSIGO CAPTAR?

Tempo de leitura: 1 minuto

menino 2 L cópia

.

A produção de água de chuva depende exclusivamente de dois pontos primordiais: o tamanho do telhado a ser captado e a precipitação anual de chuva na região onde o sistema será implantado.

O importante após encontrarmos tal produção é verificarmos se toda água será encaminhada as cisternas ou tanques de armazenamento (através das tubulações de águas pluviais).

Podemos citar aqui um pequeno exemplo: um telhado de duas águas com dimensões de 10,00 x 10,00 metros tem um total de 100 metros quadrados de produção. Porém, neste exemplo, não conseguiremos levar a água de uma das faces para a cisterna. Levaremos, então, de apenas uma face, ou seja, totalizando um volume de água de chuva produzido de 50 metros quadrados.

Além disso, devemos considerar o descarte de primeira chuva, ou seja, volume de água de chuva destinado a lavagem do telhado e das calhas responsáveis pela captação. (Para saber mais sobre O que é Descarte de Primeira Chuva clique aqui temos um post exclusivo sobre o assunto).

.

Para ajudá-lo a encontrar o volume de água de chuva que seu telhado pode produzir fizemos uma planilha exclusiva sobre o assunto. Clique aqui baixe agora mesmo.

5 QUAL O VOLUME DE ÁGUA DE CHUVA CONSIGO CAPTAR