Revestimento de parede: 5 tipos para complementar a decoração

Tempo de leitura: 4 minutos

A fase final de uma obra, seja de reforma ou construção, é sempre aguardada com ansiedade pelos proprietários, pois é no acabamento que o imóvel começa a revelar sua identidade. Por isso, uma decisão importante nessa etapa é a escolha do revestimento de parede, tanto para ambientes internos como para área externa.

Atualmente, existem inúmeras opções com diferentes texturas e cores que colocam as tintas em segundo plano. Assim, é possível criar ambientes únicos e superatuais dentro da tendência que vai do estilo clássico ao mais revolucionário e arrojado.

Portanto, se você ainda não sabe qual tipo de revestimento utilizar no acabamento da sua casa, aproveite para inspirar-se no post a seguir!

1. As pastilhas se mantêm atuais

Para quem deseja criar um ambiente único em cada cômodo da casa, as pastilhas são perfeitas. As peças são formadas por pequenas partes integradas em materiais que variam entre cerâmica, vidro e resina.

Além de destacar alguns pontos da decoração, principalmente em cozinhas e banheiros, as pastilhas podem integrar mosaicos, desenhos geométricos e o que mais a criatividade permitir.

Por isso, elas vêm se mantendo atuais nos projetos de decoração, com efeitos capazes de ampliar espaços compactos.

Vale lembrar que elas também podem ser utilizadas como revestimento de parede de salas e quartos. Para isso, o ideal é optar pelos tipos texturizados.

2. Os mosaicos surgem como revestimento de parede

Os mosaicos podem ser feitos de uma mistura de concreto e cimento, garantindo um ambiente mais rústico às residências e com menor custo.

No entanto, outras opções com porcelanatos e cerâmica também caem bem e deixam o espaço mais leve.

Eles são ideais para revelar os padrões geométricos, grande tendência da atualidade, assim como em uma decoração mais clean — com poucas informações nos móveis e acessórios.

3. As pedras são opções para o interior e parte externa

As pedras parecem mesmo ter chegado para ficar, pois cada vez mais elas vêm ganhando a preferência das pessoas. Donas de uma textura mais arrojada, elas deixam o ambiente com aspecto natural e podem ser utilizadas nos mais diferentes tipos.

Além de serem excelentes nas áreas externas como varandas, jardins e como revestimentos de parede nos muros, elas já ganharam espaço também dentro de casa.

Um ótimo recurso para espaços menores é o de integrar ambientes internos com os externos. As pedras também deixam o ar mais fresco e revelam personalidade na decoração. Basta só escolher qual tem mais a ver com você!

4. O papel de parede é uma opção econômica

Se a intenção é deixar a simplicidade das tintas de lado e ao mesmo tempo elaborar um projeto com baixo custo, o papel de parede é uma ótima alternativa.

Esse revestimento dispõe de estampas e tonalidades variadas, capazes de dar um ar bastante inovador ao espaço. Melhor ainda, ele é fácil de ser aplicado, desde que se tenha o mínimo de habilidade com o material adesivo.

O papel de parede pode ser utilizado em todos os cômodos da casa e na parte externa.

Porém, a maior exposição à umidade da rede hidráulica e da água de chuva reduz a sua durabilidade. Portanto, vale dar uma conferida nos diferentes tipos de materiais — texturizado, vinílico e acetinado.

5. A madeira cria um ambiente rústico

Agora, se você quer aconchego, temperatura mais alta e um ambiente aconchegante e rústico, então a madeira é o tipo de revestimento perfeito para a sua casa. Além do mais, existem várias tonalidades que atendem estilos únicos de decoração.

Ela ainda tem a vantagem de ser muito versátil, perfeita tanto para ambientes internos como para externos.

E se você está mais preocupado com o efeito visual da madeira, vale lembrar que existem revestimentos que a imitam com bastante fidelidade e ainda podem ser adquiridos por um custo menor.

Bom, com todas essas dicas deu para perceber que é possível fugir das tintas e criar ambientes ainda mais bonitos e aconchegantes, não é mesmo?

O revestimento de parede permite investir em uma decoração única, com mais identidade e personalidade! Se gostou do post, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos direto no seu e-mail.

captação água da chuva custo