Confira 5 dicas para comprar um sistema de captação da chuva

Tempo de leitura: 3 minutos

Sistema de captação da chuva, a escassez de água vem atingindo a nossa realidade aos poucos, e por isso, a preocupação em garantir meios que nos permitam reaproveitar esse recurso tem se tornado cada vez mais maior.

Para isso, um dos meios alternativos e sustentáveis mais eficientes é a reutilização da água de chuva. Mas o que levar em conta na hora de comprar um sistema de captação da chuva?

Veja 5 dicas práticas que ajudarão você a realizar um projeto desse tipo com sucesso.

1. Tenha em mente sua necessidade

Quando se decide comprar um sistema de captação da chuva, é preciso conhecer a sua realidade para desenvolver o projeto adequado.

Uma pessoa que está construindo e uma que está reformando devem procurar sistemas de captação da chuva diferentes, para que a necessidade de cada um seja atendida.

2. Conheça os principais modelos

Depois de conhecer sua necessidade você precisa escolher qual sistema de captação da chuva se encaixa melhora a ela. Veja a seguir os principais modelos e suas aplicações.

Cisterna vertical de plástico

Por ser um sistema modular, permite fácil adaptação em residências e condomínios já construídos. Tem um design bonito e não vai comprometer a paisagem da sua casa.

Cisterna enterrada de plástico

Hoje algumas residências já foram projetadas pensando em se construir um sistema de captação da chuva. Esse modelo, por ter uma cisterna enterrada, permite um armazenamento de água maior.

Cisterna enterrada de alvenaria

Esse tipo de cisterna permite uma grande estocagem de água. Por ter uma capacidade maior que os outros modelos, é indicada no momento da construção de prédios industriais

3. Considere a adaptação envolvida

Ao comprar um sistema de captação da chuva, deve ser levado em conta, além da capacidade de estocagem de cada tipo de cisterna, qual é o espaço e a estrutura que você dispõe em seu imóvel.

Lembre-se que, se você tem um espaço limitado para isso, não há necessidade de projetar um sistema que exija grandes gastos, quebradeiras ou mesmo que deixe o design de sua casa desagradável.

4. Priorize soluções práticas

Se você está construindo, talvez seja prático colocar uma cisterna enterrada em seu quintal. Mas esse não é o caso da maioria das pessoas que desejam um sistema de captação da chuva. Então o que fazer?

Opte pela colocação de cisternas verticais de plástico. Por serem modulares, evitarão obras mais invasivas e você poderá escolher a capacidade do seu sistema de acordo com o seu espaço.

5. Busque um fornecedor de confiança

Depois de decidir qual o sistema de captação da chuva que se encaixa melhor no seu caso, você precisará escolher onde comprar o sistema.

Busque uma empresa que oferecerá um serviço de qualidade e pesquise além do preço. Afinal, ter um projeto eficiente e que não dê problemas é essencial.

Ao seguir as dicas que abordamos, você estará ajudando o meio ambiente por construir um sistema de captação da chuva sem muitos gastos, sem quebradeiras e que atende a sua necessidade.

E você, o que achou das dicas para comprar um sistema de captação de chuva? Está animado para começar as mudanças na sua casa? Confira nossas dicas de como fazer seu projeto sair do papel!

captação água da chuva custo