O que é telha termoacústica e quais os seus benefícios?

Tempo de leitura: 3 minutos

Telha termoacústica. Hoje em dia, a tecnologia na área de materiais possibilitou o desenvolvimento de produtos funcionais, esteticamente bonitos, de fácil instalação e que atendem as diversas necessidades das pessoas.

Assim, a reforma da casa tem se tornado uma tarefa menos complicada, com tempo reduzido de realização e com opções mais personalizadas de projetos.

Mas, para tirar proveito do que há de melhor no ramo da construção, é interessante que você esteja por dentro de tudo que o envolve. Muitas vezes, aquele problema na sua casa, que você julgava não ter remédio, pode apresentar soluções disponíveis no mercado.

Assim, um dos produtos que você não vai se arrepender de conhecer é a telha termoacústica! Para saber mais detalhes sobre ela, continue com a leitura do post!

O que é telha termoacústica?

Como o próprio nome sugere, essa telha caracteriza-se pela sua função de isolar a temperatura e o som, sendo esses os principais motivos que a popularizou no mercado. Além disso, elas podem ser usadas em projetos grandes ou pequenos.

Como é a estrutura da telha termoacústica?

Essa telha é composta de duas chapas metálicas e um material isolante entre elas, sendo, por isso, também conhecida como telha sanduíche. Em outra versão, ela pode ter apenas uma chapa metálica com um revestimento inferior.

O material das chapas é aço galvanizado e o revestimento é um isolante, como o poliestireno (isopor) ou poliuretano, com espessuras que variam de 30 a 100 mm ou conforme a solicitação do cliente.

Quais são as vantagens de instalar a telha termoacústica?

Abaixo, listamos as principais vantagens de considerar a instalação dessas telhas. Confira:

1. Redução significativa do ruído externo

Em geral, a telha termoacústica consegue reduzir uma média de 20 a 40 dB da captação do som externo.

Essa característica, de barrar as ondas sonoras, se deve às propriedades físicas do isolante, especificamente à densidade, sendo o poliuretano um isolante acústico superior ao poliestireno.

2. Ótimo isolamento térmico

Por causa da baixa condutividade térmica dos materiais isolantes, a troca de calor entre o ambiente externo e interno pode ser reduzida em até 90%. Nesse quesito, o poliuretano também se destaca pela sua excelente resistência à dissipação do calor.

Essa vantagem é bastante interessante para locais que sofrem com altas temperaturas.

3. Redução de custos com eletricidade

Como a telha termoacústica proporciona um ambiente com temperatura mais agradável, é possível economizar energia elétrica ao reduzir o uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado e o ventilador.

4. Ação retardante de chamas

Por deter a ação de chamas, a instalação dessa telha é importante para a prevenção de incêndios, principalmente em locais com muitos produtos que facilitam a propagação do fogo.

5. Não absorção de água

Além da proteção contra o fogo, os materiais e a estrutura da telha também dificultam a absorção de água. Assim, alguns problemas podem ser evitados com esse tipo de cobertura, como a infiltração.

Então, o que achou da telha termoacústica? Agora que você já sabe tudo sobre ela, aproveite para conhecer outros materiais para a reforma da casa! Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre telhas galvanizadas!