Vale a pena construir com tijolos ecológicos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você gosta de acessar soluções que geram economia e ainda sejam ecologicamente corretas? Então, precisa saber tudo sobre os tijolos ecológicos.

Afinal, morar em uma casa linda, contemporânea e que ainda minimiza o consumo de recursos naturais, como água tratada e energia elétrica, faz toda a diferença, aliando economia e bem-estar para a família!

Quer agilizar as obras em sua casa e deixá-la funcional e convidativa? Confira, então, as nossas informações e saiba tudo sobre os tijolos ecológicos!

Como é feito o tijolo ecológico tradicional

O tijolo de terra comprimida (BTC), também conhecido como tijolo ecológico é fabricado com uma mistura de água, terra e cimento.

Cada peça é moldada em uma prensa mecânica, onde ganha uma forma diferenciada tornando o seu assentamento mais fácil e econômico.

Além dessa grande vantagem, esse tijolo não precisa ser cozido em forno a lenha, como o tijolo tradicional diminuindo dessa forma, a liberação de gás carbônico na atmosfera.

Outros tipos de tijolos ecológicos

Com o aumento da demanda por sustentabilidade, novos materiais vêm sendo utilizados para a fabricação de tijolos. Confira alguns deles!

  • tijolo de pneus reciclados — segundo o seu criador, além de ser leve, esse produto ajuda no isolamento térmico e acústico, não é inflamável e ainda reduz o descarte de pneus no ambiente;
  • tijolo com mistura de garrafa PET — essa mistura substitui a areia, evitando a retirada desse recurso da natureza e reutilizando grande parte do material que pararia no lixo;
  • tijolo feito com resíduos de escavação de obras — além de economizar no gasto com insumos, aproveitam a terra e os resíduos gerados na obra, evitando a queima de combustível com o transporte de entulho;
  • tijolo feito com o lixo plástico dos oceanos — esse material é prensado em blocos e pode ser utilizado sem o emprego de colas ou argamassa.

Vantagens dos tijolos ecológicos

Incorporar atitudes sustentáveis em nosso dia a dia, não é mais uma escolha e sim, uma necessidade.

Dito isso, na hora de reformar, construir ou dar manutenção em estruturas da casa, como telhados e calhas é sempre bom buscar soluções que preservem o meio ambiente.

Conheça alguns benefícios da utilização de tijolos ecológicos:

  • Durabilidade e praticidade — a durabilidade desse material é muito maior do que a dos tijolos tradicionais e eles oferecem facilidade na colocação, dispensando vigas e pilares;
  • isolamento térmico e acústico – eles dificultam a entrada e saída de frio, calor e ruídos do ambiente, mantendo a climatização e o conforto acústico;
  • beleza no acabamento — por terem a superfície lisa, dispensam o reboco e basta uma massa impermeabilizante para proporcionar um lindo acabamento;
  • segurança — possibilitam a melhor distribuição das cargas otimizando a segurança da obra.

Enfim, vale a pena eleger esse material a fim de deixar a sua casa moderna e convidativa. Aproveite também para implementar um projeto de captação e reúso de água da chuva.

Assim, todos vão admirar a sua capacidade de promover a economia em casa e ainda contribuir com a questão ambiental.

Gostou das nossas informações sobre os tijolos ecológicos? Deixe, então, o seu comentário no post e compartilhe as suas ideias para incrementar a sustentabilidade no dia a dia!