Utilização de água da chuva em vasos sanitários

Tempo de leitura: 3 minutos

A Utilização da água da Chuva para as demandas de rega de jardim, lavagem de piso e vasos sanitários são hoje os objetivos de qualquer residência sustentável.

E não estamos falando apenas de residências de alto padrão.

Qualquer casa, em qualquer bairro, pode utilizar a água da chuva, possibilitando rapidamente a redução da conta de água e a redução da dependência de água tratada fornecida pela concessionária (sabesp, dae..).

Esse foi o caso do sr. Cícero, morador do conjunto habitacional Novo Horizonte em Jundiaí. Morador que sempre teve claro a necessidade de ter uma casa mais sustentável, com o aproveitamento de água da chuva.

Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre esse projeto.

#1  O PROJETO

O projeto do sistema de captação de água da chuva foi realizado pela engenharia da empresa UseÁguadeChuva e contemplou o projeto hidráulico, elétrico e estrutural (adaptações na alvenaria para o recebimento de uma caixa de 5 mil litros).

Após a primeira visita técnica foram levantados os pontos das calhas onde seriam feitos a captação de água da chuva, o trajeto da tubulação hidráulica, tamanho da base de concreto para receber a caixa d’água e a posição do filtro de água da chuva.

O acompanhamento de um engenheiro é indicado para alinhar todos os pontos do projeto com as normas de segurança especificadas para rede hidráulica, elétrica e estrutural.

#2 Cisterna de 5000 litros

A cisterna foi o ponto principal do projeto.

Após levantamento da quantidade de água que deveria ser armazenada, o engenharia da empresa UseÁguadeChuva concluiu que uma cisterna de 5000 litros seria a melhor opção para o sistema de aproveitamento de água de chuva do Sr. Cícero.

A cisterna seria utilizada para suprir tanto as demandas de rega de jardim e lavagem de piso quanto para suprir as demandas de lavagem de roupa e dos vasos sanitários.

Esse levantamento é bem simples. Clique aqui e solicite agora mesmo.

#3 Filtro Água de Chuva

O filtro de água de chuva utilizado é para até 200 metros de telhado.

Apesar de existirem filtros mais simples no mercado, o filtro vf1 foi escolhido por apresentar sistema de inspeção e por ser facilmente higienizado.

Se você deseja instalar uma cisterna na sua casa (seja esta enterrada ou não) não deixe de instalar um filtro de água da chuva.

#4 Bomba

A bomba nesse projeto foi necessária para encaminhar a água da chuva armazenada na cisterna de 5000 litros (nível inferior) para a caixa d’água de 500 litros (nível superior).

O grande destaque nessa instalação é que a bomba funciona através de 2 boias.

A primeira está instalada na caixa inferior (cisterna de 5000 litros) e impede que a falta d’água queime a bomba.

A segunda está instalada na caixa superior (caixa d’água de 500 litros) e identifica os momentos em que a bomba deve ser acionada e alimentar o recipiente. Gerando não só economia de energia elétrica mas também eficiência no sistema de captação de água da chuva.

#5 Vasos sanitários

Todo o sistema de captação de água de chuva do Sr. Cícero foi elaborado, principalmente, para alimentar os 2 vasos sanitários da residência.

Dessa forma, para melhorar a qualidade da água foi instalado um flutuador com pastilhas de cloro dentro da cisterna de 5000 litros e um filtro de entrada para micro-partículas após a bomba.

#6 Utilização da água – Fotos/ Vídeos

 

captação água da chuva custo